Blog

Ar-condicionado: como novas tecnologias ajudam a economizar energia

Aparelhos mais modernos de ar-condicionado vêm equipados com novos motores e recursos para que o consumidor possa aproveitar a climatização sem medo da conta de energia elétrica do mês seguinte.

Uma das maiores evoluções para melhorar a eficiência dos aparelhos de ar-condicionado são os motores eletrônicos Inverter ou Digital Inverter. Eles são mais modernos, econômicos e silenciosos, e por isso, costumam deixar mais caros os equipamentos, na comparação com um ar-condicionado tradicional.

Aparelhos de ar-condicionado Inverter trabalham com a manutenção da temperatura dos ambientes, sem ligar e desligar o motor de tempos em tempos. Com sensores mais modernos, o compressor atua em rotação variável e contínua. Por isso, além de mais eficientes, esses aparelhos têm a condensadora menos barulhenta.

Segundo fabricantes, um ar-condicionado Inverter chega a ser 60% mais econômico do que aparelhos tradicionais.

Há também modelos Dual Inverter, que prometem ser ainda mais silenciosos e econômicos. Eles contam com um compressor rotativo duplo, que trabalha com mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30% mais rápido. A economia pode chegar a 70%, na comparação com um ar-condicionado tradicional.

Entre os aparelhos mais modernos e inteligentes, é fácil encontrar a função de limpeza automática ou Auto Cleaning. O ar-condicionado entra em modo de higienização para eliminar sinais de mofo, proliferação de bactérias, resquícios de poeira e poluição do ar em seu interior.

Como um equipamento limpo funciona com maior eficiência, é importante que o usuário faça sua parte também. Isso significa limpar ou lavar os filtros, seguindo o que indica o manual de instruções. Filtro sujo exige mais do motor, o que vai aumentar o consumo de energia e diminuir a vida útil do equipamento.

A limpeza básica dos filtros pode ser feita uma vez por mês. Já uma manutenção geral de rotina deve ser realizada anualmente por um técnico autorizado.

Duas dicas para economizar

Especialistas em ar-condicionado recomendam uma regulagem na faixa dos 20ºC aos 23ºC, tanto para espaços residenciais como para os escritórios. Com essa faixa, você mantém o ambiente confortável para os períodos mais quentes ou para os mais gelados, com um consumo de energia muito menor do que manter o ar-condicionado climatizando o local na temperatura mínima.

E para quem não consegue dormir sem ar-condicionado, tente utilizar a função Sleep. O recurso tenta manter o ambiente com temperatura agradável, aumentando 1ºC após a primeira hora e mais 1ºC na segunda. A regulagem pode variar entre modelos, mas a ideia é a mesma: reduzir o esforço do aparelho gradualmente ao longo da noite.

Fonte: Techtudo

Precisa de ajuda?